Festas em homenagem a Nossa Senhora de Fátima em Bagunte

👉 𝗡𝗼 𝗳𝗶𝗺 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝟭𝟯 𝗮 𝟭𝟲 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗼𝘂-𝘀𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝘂𝗺𝗮 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗶𝗼𝘀𝗮 𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗲𝗺 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗮̀ 𝗡𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗮́𝘁𝗶𝗺𝗮, 𝗲𝗺 𝗕𝗮𝗴𝘂𝗻𝘁𝗲, uma das maiores manifestações religiosas do concelho e à qual assistem, todos os anos, dezenas de fiéis oriundos das freguesias de Vila do Conde e dos concelhos vizinhos. São quatro dias de festa que acontecem há mais de 85 anos.

👉 Em conversa com a Comissão de Festas, a mesma agradeceu e elogiou o empenho e envolvimento de toda a população na preparação dos festejos, assim como do atual e anteriores executivos da União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada “não conhecemos outras juntas com tamanho interesse e dedicação”. Quanto ao trabalho da Comissão “sempre encaramos a nossa ação com grande seriedade e responsabilidade, tendo terminado mais um evento anual com um balanço bastante positivo, com os objetivos cumpridos e todas as despesas pagas”.
Seis anos após ter começado a organizar as Festas de Nossa Senhora de Fátima, a atual Comissão afirma ter chegado o momento de encontrar novas pessoas para desempenhar esta tarefa, dando continuidade a esta tradição, reconhecendo, contudo, o esforço que um evento desta dimensão exige para uma freguesia com tão poucos habitantes, como é a freguesia de Bagunte.

📌 𝗤𝘂𝗮𝘀𝗲 𝗱𝗲𝘇 𝗺𝗲𝘀𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼
As festas de Nossa Senhora de Fátima acontecem todos os anos em maio, mas em agosto, o mais tardar, começam as várias iniciativas para angariação de apoios para as celebrações do ano seguinte. Depois, é todo o trabalho de organização e decoração de ruas, andores, igreja, contratação de artistas, entre outras muitas tarefas e responsabilidades.

👉 𝗢𝘀 𝘁𝗮𝗽𝗲𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗳𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗲𝗻𝗳𝗲𝗶𝘁𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗽𝗿𝗶𝗻𝗰𝗶𝗽𝗮𝗶𝘀 𝗿𝘂𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲𝘀𝘀𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗰𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼 𝘀𝗮̃𝗼 𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗼𝘀 𝗺𝗼𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗿𝘂𝗮, que combinam entre si o trabalho. Já o tapete da Capela do Senhor dos Passos ao Cruzeiro é realizado pelos vários grupos da freguesia. À Comissão de Festas e ao Grupo Coral cabe a tarefa de planear e executar o tapete de flores naturais da Igreja de Bagunte à Capela do Senhor dos Passos e que junta, no domingo de manhã, mais de 20 pessoas que dão entre 2 a 3 horas para conclusão do mesmo.

👉 𝗢𝘀 𝗮𝗻𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝘁𝗮𝗺𝗯𝗲́𝗺 𝗲𝗹𝗲𝘀 𝘀𝗮̃𝗼 𝗰𝘂𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼𝘀𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗲𝗻𝗳𝗲𝗶𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗳𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗻𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝗶𝘀 𝗻𝗮 𝗜𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮 𝗱𝗲 𝗕𝗮𝗴𝘂𝗻𝘁𝗲. A responsabilidade da sua decoração fica, na maioria das vezes, a cargo de devotos que fizeram as suas promessas. São andores das igrejas e capelas todas elas de Bagunte e que vão integrar a Majestosa Procissão de domingo à tarde. Normalmente, participam na procissão entre 10 a 12 andores, o número varia de ano para ano, assim como os figurantes que podem ir dos 60 aos 80, mas já chegaram a ser mais de 100. Para o transporte dos andores, em média são necessárias entre 4 a 6 pessoas porque o percurso da procissão ainda é grande, mais de um quilómetro percorrido em cerca de uma hora. A acompanhar a procissão seguem ainda as confrarias, o corpo religioso e convidados.

👉 𝗔 𝗨𝗻𝗶𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗕𝗮𝗴𝘂𝗻𝘁𝗲, 𝗙𝗲𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼́, 𝗢𝘂𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗠𝗮𝗶𝗼𝗿 𝗲 𝗣𝗮𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗮𝗴𝗿𝗮𝗱𝗲𝗰𝗲 𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗶𝗯𝘂𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗺𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗡𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗮́𝘁𝗶𝗺𝗮 no apoio à produção deste texto, felicitando-a pela dedicação e extraordinário trabalho nas festas de Nossa Senhora de Fátima que honram e orgulham a nossa freguesia e fregueses. 𝗙𝗲𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝘁𝗮𝗺𝗯𝗲́𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗮𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗲 𝗰𝗼𝗹𝗲𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀, 𝗮 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗨𝗻𝗶𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗿𝗮𝗺 𝗮̀ 𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗮 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲𝘇𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝗹𝗮 𝘁𝗲𝗺 𝗲 𝗺𝗲𝗿𝗲𝗰𝗲. 😊